Vasculhando o blog, acabei percebendo que poucas vezes eu fui uma pessoa de atitude, de fazer e pronto! Nesse meio tempo entre meu último post e o dia de hoje, aconteceram algumas coisas importantes e definitivas na minha vida. Daí eu começando a ler meu último post, a primeira palavra que me chamou atenção foi 'drama', que era o que eu vinha fazendo naquela época, reclamando de tudo, fazendo pirraça...
No último mês de novembro eu tomei uma atitude, pedi demissão. Foi chocante pra mim e pra muita gente - muita gente mesmo! - a minha decisão. Por mais que estivesse certo de que era o que devia ter sido feito, a incerteza e o receio estavam pairando na minha cabeça. A dúvida de até quando eu ficaria desempregado era grande, tão grande quanto a minha certeza de que eu conseguiria um novo emprego rapidinho. Parece loucura, mas as duas sensações eram exatamente proporcionais.
O certo é que hoje, 03 de dezembro, eu já estou trabalhando. Menos de um mês eu consegui um novo trabalho.Competência minha sim! Tive medo? Muito. Foi uma experiência nova pra mim o processo de pedido de demissão e a opção por ficar desempregado.
Nisso tudo eu aprendi que é bom arriscar, se lançar pra fazer o que você quer fazer. E se você tem certeza de que pode, mesmo tendo aquela pontinha de receio, faça! Vale a pena. Somos capazes de esvaziar a mala inteira, jogar fora o que não nos serve mais e seguir em frente.
PRA REGISTRAR: tinha decidido não levar pra 2011 coisas que não me faziam bem. Fiz!
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Vamos para a luz
Eu ando passando por alguns probleminhas, e como sou um drama queen nato, já cheguei no fundo do poço - e olha que nem é lá essas coisas todas! Mas a Ana Maria Braga me abriu os olhos, hoje! #hahaEu tava dramatizando demais minha situação e, quando parei pra olhar ao meu redor, tem muita gente passando por problemas iguais ou maiores que os meus. Parece até tarde isso, mas percebi que a solução está diante dos meus olhos, aliás, nas minhas mãos. É só estabelecer as metas necessárias para que as soluções cheguem.
Na verdade, eu estava numa situação cômoda, de apenas reclamar e choramingar... Mas a medida que eu reclamava, os problemas iam crescendo. Tá! Já parei!
Eu só preciso de algumas horinhas e começo a resolver.
E o que a Ana Maria Braga tem a ver com isso? Hoje eu acordei atrasado pro trabalho, e acabei tomando café assistindo ao programa dela, coisa que geralmente não faço porque não dá tempo. A temática inicial do programa era sobre coincidências, daí passou a história de uma menina que perdeu a avó e, no dia posterior a perda, a Ana leu uma mensagem sobre girassóis, que sempre fica prostrado pro lado da luz do sol.
Em resumo, a lição da crônica era: a gente precisa enxergar as coisas pelo lado da bom (o lado da luz). Daí vamos tirar as soluções.
PRA REGISTRAR: até dezembro eu tô novo! Esse é meu prazo.
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Querido Blog!
Hoje pensei em deletar esse blog. mas quando fiz login, percebi que aqui tem tantas histórias que são só minhas, que preferi guardá-las aqui mesmo e continuar com ele. É engraçado como a gente se refugia em lugares estranhos. Esse é um dos meus refúgios. É tão pessoal...Esse meu acesso de deletar o blog e depois optar por mantê-lo é reflexo do meu atual estado de espírito: de inquietação constante. Eu tenho picos de amor e ódio incríveis. E isso é por conta da minha situação no trabalho.
Antes de dormir ontem, eu fiquei pensando: o trabalho, hoje, representa praticamente 80% da minha vida. Ou mais! O que eu vivencio e presencio na agência diariamente afeta a minha vida particular de uma forma absurda. Absurda mesmo! Influencia em todos os setores da minha vida. Isso não é bom, pois se o trabalho vai mal, o resto todo desanda. O único momento que eu consigo esquecer tudo é quando estou malhando. É o momento que eu tô liberando, de verdade, todo o stress do dia.
Aí, é hora de parar! Acho que já estou no limite. Tá na hora de pensar se é isso mesmo que eu quero. Há quatro anos atrás eu não era assim (eu cheguei a essa conclusão quando eu li minha primeira postagem nesse blog). Vou dar uma vasculhada e ver se encontro uma solução.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Contraconvicção
Hoje eu li uma notícia no jornal que me fez parar e refletir sobre 'convicções'. O que seria realmente isso? Nesta segunda, alguns vereadores e deputados federais e estaduais, bem como militantes que defendem os direitos dos homossexuais, se encontram na Assembléia Legislativa de Pernambuco, aqui no Recife. Acontece, inclusive, mesmo com muitos "religiosos" contra esse movimento.Em todos os casos, católicos, evangélicos e afins, se defendem alegando que, caso a lei seja aprovada, não poderão mais pregar suas convicções. Qual seria? Que os gays são o fim do mundo! Uma convicção de mais de 2000 anos. Um pensamento de milênios atrás. Não mesmo! Defendem ainda que os povos têm cultura e que elas devem ser respeitadas. Não concordo, principalmente quando o conceito de cultura é dinâmico, ou seja, está em constante mudança. O fato é que acho justo que sejamos defendidos contra agressores em potencial - leia-se agressão verbal ou física -, até porque boa parte deles acreditam que gays são pecadores e que Deus nunca nos perdoará. Pura hipocrisia.
Voltando às convicções, sou convicto de que existe ainda muita mentira e hipocrisia na nossa sociedade. Entre todos os grupos, devo complementar.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Mudanças
Um dia eu acordei e, de repente, tava tudo diferente. Eu comecei a ver as coisas diferente, de uma maneira diferente pra ser mais sincero. De repente deu uma vontade de mudar tudo a minha volta, mudar de caminho, me permitir outras coisas.
Definitivamente eu quero novas experiências na minha vida. Estou com uma sede de mudança que, há tempos, eu não tinha, e quando tenho um ataque desses geralmente consigo mudar tudo drasticamente. Acredito que a gente tem que começar a mudar as coisas de dentro pra fora e estou seguindo isso à risca. Já tô começando a frequentar lugares diferentes, conhecer pessoas diferentes e ter hábitos diferentes. Resolvi dar uma geral no meu quarto. To comprando um computador novo. Essas mudanças inciais vão custar um poquinho caro, mas nada que eu não consiga estabilizar daqui a dois meses, no máximo.
Bem, como qualquer mudança drástica, eu to meio receioso do que pode causar. Existem muitas possibilidades, boa e ruins, mas é o preço do risco. Só sei que ficar estagnado como estou eu não consigo muito tempo.
PRA REGISTRAR: existem mudanças que podem ser mais drásticas e surpreendentes do que eu mesmo penso.
Definitivamente eu quero novas experiências na minha vida. Estou com uma sede de mudança que, há tempos, eu não tinha, e quando tenho um ataque desses geralmente consigo mudar tudo drasticamente. Acredito que a gente tem que começar a mudar as coisas de dentro pra fora e estou seguindo isso à risca. Já tô começando a frequentar lugares diferentes, conhecer pessoas diferentes e ter hábitos diferentes. Resolvi dar uma geral no meu quarto. To comprando um computador novo. Essas mudanças inciais vão custar um poquinho caro, mas nada que eu não consiga estabilizar daqui a dois meses, no máximo.
Bem, como qualquer mudança drástica, eu to meio receioso do que pode causar. Existem muitas possibilidades, boa e ruins, mas é o preço do risco. Só sei que ficar estagnado como estou eu não consigo muito tempo.
PRA REGISTRAR: existem mudanças que podem ser mais drásticas e surpreendentes do que eu mesmo penso.
segunda-feira, 22 de março de 2010
Monotonia Desenfreada. Desabafo Necessário!
Precisava desabafar e o melhor lugar pra fazer isso é aqui. Às vezes me criticam pelo meu jeito espalhafatoso, mas eu sou assim, gosto de gritar pro mundo as minhas dores e minhas felicidades.
Mas, vamos lá! Ponto a ponto! Trabalho. Esse tem sido meu carma ultimamente. Tem várias coisas que eu não concordo, mas tenho engolido em respeito à hierarquia da sociedade corporativa (uma das instituições mais hipócritas que eu já convivi). Nada é definido, tudo é motivo de stress. Será que ninguém vê que eu sou um profissional? Ou será que eu vou sempre aparentar o estagiário "faz de tudo"? Não, mesmo! Eu sei que sou profissional, e dos melhores, graças a minha formação e aos profissionais com os quais convivi. Profissionais que, inclusive, sinto muita falta. Os mesmos que eu reclamava, mas hoje vejo que os puxões de orelha serviram como experiência. Em resumo: uma demissão talvez me fizesse respirar aliviado. Juro que nunca tinha pensado dessa maneira!
Família. Ô parte complicada! Essa é a "coisa" que ando empurrando com a barriga. A convivência tá desgastada, cada vez mais eu me distancio pra evitar conflitos e cada vez mais eu me isento das discussões. A única solução é eu sair de casa. Fato!
Big Brother Brasil. Puts! Nunca pensei que iria incluir esta pérola televisiva num post meu, mas eu não poderia deixar de comentar (e expressar) minha indignação com os acontecimento (leia-se acontecimentos = Dourado). O caso é tão grave que ouvi da minha própria irmã que "homofobia é um direito que assite a ele". Fiquei pasmo e extremamente preocupado com essa declaração. Isso vai de encontro a toda educação que eu e ela tivemos. Parece que todo o discurso que nossa mãe nos ensinou a vida toda sobre liberdade e respeito aos outros foi por água abaixo. Minha indignação é ainda maior quando vejo que o dito tem apoio da maioria dos telespectadores (em sua maioria jovens!). O que eu vejo: nosso país (conhecido por ser um país onde impera a liberdade, apesar dos problemas sociais) retrogredindo, enquanto o discurso a favor da igualdade de direitos cresce no resto do mundo. Poderíamos dar um exemplo ao mundo de respeito a diversidade, mas o que estamos fazendo? Exaltando um cara grosso, homofóbico e com uma cabeça de 200 anos (apenas uma ressalva: ele tem qualidades, sim! Como estrategista no jogo é um dos melhores que eu já vi em todas as edições do BBB).
PRA REGISTRAR: preciso registrar que estou intediado! Nada de emocionante acontece, nada muda. Sempre as mesmas caras, as mesmas pessoas, as mesmas coisas pra fazer. Preciso de uma dose urgente de emoção!
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Sensibilidade
Eu sou muito sensível pra sentir o que acontece ao meu redor, seja pra perceber o clima das pessoas ou pra sentir o que acontece no ambiente em que estou. Nas últimas semanas minha casa foi minha grande preocupação. Vinha tendo pesadelos frequentes, sentindo e vendo coisas estranhas no meu quarto. As brigas estavam bem frequentes também, assim como não havia mais silêncio dentro de casa e isso estava me preocupando bastante.A minha primeira conclusão: desde o começo do ano, me afastei da igreja. Cheguei a ir à missa no primeiro sábado do ano, mas após esse dia não fui mais. Minha mãe e irmã fizeram a mesma coisa. Estava certo de que esse afastamento da fé fez com que energias negativas estavam se aproximando da nossa casa. A segunda conclusão: a casa estava muito suja (literalmente). Parece besteira, mas a sujeira me incomodava muito, me fazia dormir mal e querer estar cada vez mais longe de casa! Sim, nunca estive tão ausente quanto essas últimas semanas. Mas eu relaxei mesmo! Sei que boa parte da culpa é minha, me permiti afastar da igreja, substituindo o horário dela por bebida, conversar com os amigos e pelo ócio. Também deixei a casa chegar no ponto que chegou, antes eu tomava a frente pra que a mantivesse limpa. Deixei que a preguiça me vencesse, logo eu que sou totalmente avesso a ela.
E daí? O carnaval passou - ele também fez com que eu ficasse desleixado. Consegui não deixar a situação chegar ao limite. Esse final de semana eu mobilizei minha família pra limpar a casa. Foi um sábado inteiro de faxina. Conseguimos deixar a casa um brinco e estabelecemos que vamos manter uma rotina pra fazer a manutenção dessa limpeza toda semana, pra que a casa não chegue no ponto que chegou. O próximo passo é voltar á igreja. Espero voltar a tempo, antes que aconteça algo pior (voltei a dormir mal, sonhando muito, acordando várias vezes e me assutando com vultos...). O namorado da minha mãe perdeu o emprego. Reverter o que já aconteceu é tarefa quase impossível, mas fazer as coisas de novo é totalmente possível.
PRA REGISTRAR: isso anda me assutando!
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Eu quero mais
Todo mundo concorda que o carnaval é a época de extravasar, botar pra fora a alegria e os desejos mais "íntimos", digamos assim. Não foi diferente comigo. Esse foi o carnaval que eu mais brinquei e me diverti - e aprontei! Não vou mentir. O que eu mais gostei foi de ter conhecido muita gente de outros lugares: Brasília, Paraíba, Bahia, Paraná e até Venezuela. Todos pessoas maravilhosas. Umas mais marcantes que outras!
Após o carnaval eu parei pra refletir o que vai ser da minha vida daqui pra frente.
Uma excelente noticia me deu fôlego pra dar uma mudada geral nas coisas: a minha proposta de desconto na faculdade pra fazer a pós graduação foi aceita! Na próxima semana eu volto às salas de aula. Esse primeiro momento vai me desestabilizar um pouco com minhas contas, mas vai nada que não seja administrável. O mais importante é que isso vai me tirar da inércia e da mesmice. Fora isso, quero promover grandes mudanças na minha vida. Quero me estabelecer como "dono do meu nariz" e mostrar ao mundo que eu posso fazer as coisas do jeito que eu quero.
Aliás, isso já tava bem evidente pros meus amigos e pra outras pessoas, durante o carnaval. O meu jeito escrachado, altivo e "porralouca" deu o que falar. Bem, eu aloprei mesmo, mas era carnaval, não tava fazendo mal nenhum pra ninguém, além de que estava gastando o meu dinheiro. Por outro lado, me firmei como uma pessoa totalmente livre e independente.
Aconteceram reencontros também, assim como no carnaval do ano passado. Só que dessa eu me arrependi de ter falado, mas mantive a linha política - aliás, mantê-la-ei quando rever a figurinha.
PRA REGISTRAR: eu quero mais carnaval. Eu quero conhecer o Paraná. Eu quero ganhar mais dinheiro. Eu quero ter mais amigos.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Fome
Não tem como não falar sobre a tragédia que se abateu sobre o Haiti, na primeira semana de janeiro. Bem, já faz um tempo que aconteceu, mas o que está acontecendo nos últimos dias no país é chocante, uma interpretação do fim do mundo.Fome. Essa é a desgraça que está acabando com um país inteiro. As cenas de guerra por causa de comida são prévias do que pode acontecer daqui ha alguns anos, e não só por causa de comida, mas por água, por recursos naturais, enfim. A natureza não está contra nós. Está apenas devolvendo o que é nosso. Mas o assunto agora não é esse. Voltando a temática da fome e contextualizando com nossa realidade, eu vejo que ainda precisamos evoluir muito socialmente.
Ver as cenas do povo do Haiti guerreando por comida e as crianças comendo biscoito de barro são chocantes. Mas ás vezes nem nos tocamos de que muitas vezes reclamamos a falta de um "mimo", tipo o nosso biscoito favorito, um prato especial ou se não temos alguma grana pra comer McDonald's e temos que comer pão com mortadela em casa. É absurdo. Me coloco nesse meio sim, claro. Temos que dar mais valor ao que possuimos e lutar para termos mais, não é pecado na minha opinião, mas precisamos dividir mais também. Doar não faz mal. Dividir faz muito bem. Confesso que tenho que fazer mais pelos meus irmãos.
PRA REGISTRAR: estou num momento muito feliz da minha vida. Sempre lembro de agradecer a Deus por esse momento maravilhoso.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Julgamento
As festas comemorativas ao meu aniversário foram ó-te-mas! Eu digo que arranjei um jeitinho de esticar meu aniversário por mais de um dia. A presença dos meus amigos foi indispensável para que as festas fossem perfeitas. Mas esse início foi apenas um registro. Esse post é mais pra reforçar o anterior, sobre a liberdade.Tenho sido bastante criticado acerca do meu comportamento, por ser "liberal" demais. Ok, ás vezes eu exagero na dose e choco demais, mas nada que as outras pessoas também não façam. Já cansei de falar que não quero saber da opinião dos outros e que não me importo se as pessoas concordam ou não. O fato é que, observando bem, eu não falo nada que as outras pessoas não façam. Já vi amigos e amigas, muito bem "apaixonados" pelas namoradas e namorados traindo, fazendo coisas obscenas nas farras, se embreagando sem limites e pagando de santos! Pois é, muitas vezes são as mesmas pessoas que me criticam. E quem está certo? Eu (solteiro, livre, independente financeiramente e adulto) ou os outros (na sua maioria compromissados, nem trabalham e por ai vai)? As pessoas são sujas. As pessoas são hipócritas.
Uma pessoa que se mostra sem pudor é um alvo fácil de críticas. Pessoas que se escondem não. Está aqui o minha última palavra: não me arrependo de nada do que eu faço ou fiz, pois nunca enganei ninguém, muito menos a mim mesmo. Sempre fui honesto com minhas vontades, minhas necessidades e desejos. Sempre fui honesto com as pessoas ao meu redor. Omisso? Quando necessário. Nem tudo a gente divulga pra todo mundo. Mas estou ciente de que não engano ninguem.
Existe uma história de uns macaquinhos que sempre andam em fila, e eles só conseguem olhar pro rabo do macaco que fica na sua frente e poucos conseguem enxergar o próprio umbigo. Sempre me lembro dessa história quando esse assunto está em pauta. A facilidade de falar das fraquezas alheias encanta a maioria das pessoas. Apontar defeitos, se defender de possíveis erros é fácil. As pessoas estão acomodadas a fazer isso o tempo todo e se esquecem de olhar seus próprios defeitos e trabalhar para se melhorar. Poucas pessoas conseguem chegar a este nível de evolução e enxergar o próprio umbigo.PRA REGISTRAR: essas são minhas últimas palavras a respeito desse assunto.
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
23
E finalmente chegou o dia que eu mais espero o ano todo, meu aniversário. Um dia todo meu e só meu. Mas hoje é dia de fazer um balanço da minha vida, o que eu preciso melhorar, as coisas que eu conquistei e tudo o que fiz de bom e de ruim até hoje.De tudo o que eu conquistei na minha vida, o que eu mais me orgulho é a minha liberdade. liberdade pra ser o que eu sou, pra fazer as coisas do jeito que eu gosto, fazer o que eu quero sem ter que me preocupar com nada.Isso conquistei graças à educação que minha mãe me deu e tudo o que ela me ensinou, a ser sempre responsável e livre. Também é mérito meu. Lutei muito pra chegar onde estou. Me orgulho das noites desperdiçadas estudando, dos finais de semanas inteiros dentro de sala de aula estudando, ir dormir tarde fazendo trabalho de faculdade, ficar até até tarde no trabalho, abrir mão do lazer para trabalhar... Foi com muito esforço que hoje eu consigo gozar a minha liberdade.Me orgulho também da autonomia que tenho sobre minha vida, Agradeço sempre a Deus por ser independente e por ter conquistado meu espaço, sem ter passado por cima de ninguém, com meus próprios esforços.
Abri mão de muita coisa, errei bastante, mas não me arrependo de nada do que fiz, os erros me ajudaram a aprender a não cometê-los novamente. No momento eu me vejo num momento crescente. Tenho metas pra esse novo momento que está começando. O que eu peço a Deus: paciência pra entender a opinião alheia, principalmente quando esta for ao meu respeito, sabedoria pra tomar boas decisões e humildade pra ajudar as pessoas que precisam.
Sempre que eu completo uma idade nova, penso nisso como um novo ciclo, no qual eu devo aprimorar minhas qualidades e trabalhar os meus defeitos. Aproveitei cada segundo dos meus 22 anos e agora, nesse exato 09h45 (estou escrevendo isso às 09h45m da manhã do dia 05 de janeiro), quando completo 23 anos, pretendo aproveitá-lo tanto quanto o ano passado, e fazer com que esse ciclo seja o início da minha estabilidade como adulto.PRA REGISTRAR: definitivamente eu sou uma pessoa feliz.
Assinar:
Postagens (Atom)
Titto Ferrera
registros da minha vida!



