terça-feira, 26 de maio de 2009

Amor, amor, amor!

Hoje e li um texto da psicologa Mariagrazia Luwisch, de Lisboa. O texto retrarava o amor de uma maneira muito didática e exemplificava através de vários poemas de autores de várias épocas. Achei interessante, inclusive porque ontem fui dormir pensando em como eu estava me sentindo sozinho, por falta de alguém do meu lado.

Ao mesmo tempo que sinto falta de alguém, fico feliz por estar bem sozinho. Minhas ultimas experiências amorosas foram frutradas e sem sucesso. Tenho medo que esse meu "desespero" por me apaixonar acabe fazendo com que eu caia em mais um amor falido, daí eu me acalmo e e penso que tudo tem o seu tempo.
É nessa hora também que eu pecebo que eu estou apaixonado. Apaixonado na mesma definição do texto da psicóloga. Apaixonado pela minha vida, pelo momento de crescimento pessoal que estou vivendo atualmente. Daí percebo que não seria um bom momento para amar alguém. Tenho que crescer mais, me tornar adulto de fato.

Muitas vezes eu sonho! Sim, imagino um namoro com alguém muito especial - que eu não conheço ainda. Coisa besta mesmo! Acho que por causa de tanto sofrer por amores mal sucedidos, eu acabo fantasiando um romance de conto de fadas, de "viver feliz pra sempre", algo que vá me tirar do marasmo da tristeza e do sofrimento, que me faça esquecer de ver as pessoas que eu insisti em amar. Mas, no final, eu sei que possivelmente não acontecerá comigo.
Minha conclusão sobre o amor: é uma coisa boa de sentir, que é, ao mesmo tempo, dolorida. É algo que te traz esperança, mas ao mesmo tempo, desânimo. É um mix de várias sensações boas e ruins, que todo mundo vai sentir um dia. Ou, como definiu Sócrates: "ele sempre vive em um estado de necessidade". É exatamente o momento que vivo.
PRA REGISTRAR: amor é bom. Dói, mas é bom. Pra quem quer conhecer o texto da psicóloga: http://consultoriodepsicologia.blogs.sapo.pt/tag/amor

domingo, 24 de maio de 2009

O Chamado

Hoje participei de um retiro na igreja. Foi bem legal, conheci outras pessoas, me diverti e fiz muitas orações - estava precisando. A experiência com Deus é maravilhosa e eu recomendo.
Mais que isso, hoje refleti muito sobre a minha vocação. E aconteceu algo engraçado: sempre que posto alguma coisa, eu procuro uma palavra chave dentro do contexto pra buscar uma imagem e nessa postagem, quando procurei imagens relacionadas à palavra vocação, encontrei várias imagens de Jesus!
Pois é, me perguntei muito sobre minha verdadeira vocação.
Quando era mais novo eu sempre quis ser professor e até hoje acalento esta vocação dentro de mim. Mas eu descobri outra vocação: publicidade. Eu adoro o que faço e amo minha profissão. Tenho o maior orgulho de encher a boca mesmo e falar: eu sou publicitário! Então pedi a Deus que me guiasse por um caminho que eu possa me aperfeiçoar na minha profissão e ser sempre melhor, comunicando coisas boas e contribuindo pra um mundo melhor, assim eu faço a minha parte direitinho.
Mas também me perguntei: e ensinar? Sim, essa seria minha outra vocação. Pois bem, tenho planos de estudar mais e ensinar na minha área profissional, mas mais por motivos financeiros mesmo, pra aumentar minha renda e conseguir dar uma vida mais confortável pra minha mãe e irmã. Mas eu quero mais: também penso em ser voluntário. Talvez formar as crianças na igreja ou trabalhar alfabetizando jovens e adultos. Acho um trabalho muito bonito e muito engrandecedor e eu quero isso pra mim! Quero ajudar as pessoas. Eu não sou exemplo de vida, tenho defeitos enormes, mas tento fazer a diferença.

Vocação vem do latim "vocare", que significa chamar. É isso que Deus faz com cada um de nós, ele nos chama a cumprir algum papel. Eu encontrei o meu e trabalho para fazê-lo da melhor maneira possível. Não quero ser santo e nem tenho essa vocação, mas tento viver da melhor maneira possível.
PRA REGISTRAR: estou feliz comigo mesmo e isso me basta.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Lupa

Desde a mudança de ambiente de trabalho, no começo de abril, que eu tenho me sentido inseguro e pressionado. Me senti cobrado demasiadamente e pressionado a fazer as coisas certas.
Esse período foi bem conturbado. Tive muitas dores de cabeça por me sentir cobrado ao extremo.

De repente eu parei!
Percebi que o que estava acontecendo era exatament o seguinte: eu estava sendo cobrado por mim mesmo. Apesar de toda a atmosférica do ambiente de trabalho conspirar para a cobrança exagerada causada ela pressão de "mostrar serviço", eu ainda me cobrava pra ser o mais correto possível.
Talvez eu tenha percebido isso meio tarde, ou pelo menos a ponto de passar de cometer um erro que me custou bem caro. O importante é que agora eu percebi que a pressão vinha de mim mesmo.

No meio disso eu descobri algumas coisas importantes: eu cresci, tanto que já ficou normal a minha sede por ser maduro e ter atitudes maduras. Eu tenho uma grande qualidade: a de me auto avaliar e de ver o que eu tenho para ser corrigido. É como se eu vivesse fora de mim, me observando com uma lupa, procurando em cada detalhe o que deve ser corrigo, trabalhado e melhorado. Aprendi também o quanto eu preciso valorizar meu emprego e me esforçar para ser um profissional cada vez mais forte.
PRA REGISTRAR: o erro que me custou caro me parece que não passou de um susto de mil reais. Ufa!

domingo, 3 de maio de 2009

Livro do esquecimento

Mais uma semaninha com folga. Aproveitei esse feriadão como se ele fosse o último, e ele passou bem devagar viu!
E abril acabou. O primeiro mês de trabalho foi muito bom e espero gostar do novo trabalho mais ainda. Quero me dedicar mais pra crescer dentro da empresa e no mercado publicitário.
Aqui em casa o clima está mais pacífico. Finalmente temos diálogo!

Muitas coisas boas têm me acontecido, graças a Deus. Tudo que eu queria era algo novo, pra dar um novo ânimo pra minha vida, e está acontecendo. A mais nova é que estou investindo num novo relacionamento! Confesso que não estou apaixonado, mas, mais uma vez, estou apostando. Vamos em frente!
Importante também é que as mudanças e as novas apostas - relacionamento - vieram num bom momento: num momento em que estou virando a página de muita coisa na minha vida, Numa hora em que estou deixando pra trás todos os erros que cometi e refazendo o que pode ser refeito. Recontruindo o que estava destruido e contruindo novas pontes.
Fato também que não estou levando muitas coisas pro meu futuro. Vez ou outra eu volto atrás pra dar um "oi" pra aqueles que deixei, mas não farão mais parte do meu novo presente - corrigindo o futuro citado acima.
PRA REGISTRAR: não quero esquecer tudo o que já fiz, nem pretendo negar, mas quero deixar onde deve ficar: nas páginas do passado.

Titto Ferrera

Titto Ferrera
registros da minha vida!