quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Fome

Não tem como não falar sobre a tragédia que se abateu sobre o Haiti, na primeira semana de janeiro. Bem, já faz um tempo que aconteceu, mas o que está acontecendo nos últimos dias no país é chocante, uma interpretação do fim do mundo.


Fome. Essa é a desgraça que está acabando com um país inteiro. As cenas de guerra por causa de comida são prévias do que pode acontecer daqui ha alguns anos, e não só por causa de comida, mas por água, por recursos naturais, enfim. A natureza não está contra nós. Está apenas devolvendo o que é nosso. Mas o assunto agora não é esse. Voltando a temática da fome e contextualizando com nossa realidade, eu vejo que ainda precisamos evoluir muito socialmente.

Ver as cenas do povo do Haiti guerreando por comida e as crianças comendo biscoito de barro são chocantes. Mas ás vezes nem nos tocamos de que muitas vezes reclamamos a falta de um "mimo", tipo o nosso biscoito favorito, um prato especial ou se não temos alguma grana pra comer McDonald's e temos que comer pão com mortadela em casa. É absurdo. Me coloco nesse meio sim, claro. Temos que dar mais valor ao que possuimos e lutar para termos mais, não é pecado na minha opinião, mas precisamos dividir mais também. Doar não faz mal. Dividir faz muito bem. Confesso que tenho que fazer mais pelos meus irmãos.
PRA REGISTRAR: estou num momento muito feliz da minha vida. Sempre lembro de agradecer a Deus por esse momento maravilhoso.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Julgamento

As festas comemorativas ao meu aniversário foram ó-te-mas! Eu digo que arranjei um jeitinho de esticar meu aniversário por mais de um dia. A presença dos meus amigos foi indispensável para que as festas fossem perfeitas. Mas esse início foi apenas um registro. Esse post é mais pra reforçar o anterior, sobre a liberdade.

Tenho sido bastante criticado acerca do meu comportamento, por ser "liberal" demais. Ok, ás vezes eu exagero na dose e choco demais, mas nada que as outras pessoas também não façam. Já cansei de falar que não quero saber da opinião dos outros e que não me importo se as pessoas concordam ou não. O fato é que, observando bem, eu não falo nada que as outras pessoas não façam. Já vi amigos e amigas, muito bem "apaixonados" pelas namoradas e namorados traindo, fazendo coisas obscenas nas farras, se embreagando sem limites e pagando de santos! Pois é, muitas vezes são as mesmas pessoas que me criticam. E quem está certo? Eu (solteiro, livre, independente financeiramente e adulto) ou os outros (na sua maioria compromissados, nem trabalham e por ai vai)? As pessoas são sujas. As pessoas são hipócritas.

Uma pessoa que se mostra sem pudor é um alvo fácil de críticas. Pessoas que se escondem não. Está aqui o minha última palavra: não me arrependo de nada do que eu faço ou fiz, pois nunca enganei ninguém, muito menos a mim mesmo. Sempre fui honesto com minhas vontades, minhas necessidades e desejos. Sempre fui honesto com as pessoas ao meu redor. Omisso? Quando necessário. Nem tudo a gente divulga pra todo mundo. Mas estou ciente de que não engano ninguem.

Existe uma história de uns macaquinhos que sempre andam em fila, e eles só conseguem olhar pro rabo do macaco que fica na sua frente e poucos conseguem enxergar o próprio umbigo. Sempre me lembro dessa história quando esse assunto está em pauta. A facilidade de falar das fraquezas alheias encanta a maioria das pessoas. Apontar defeitos, se defender de possíveis erros é fácil. As pessoas estão acomodadas a fazer isso o tempo todo e se esquecem de olhar seus próprios defeitos e trabalhar para se melhorar. Poucas pessoas conseguem chegar a este nível de evolução e enxergar o próprio umbigo.PRA REGISTRAR: essas são minhas últimas palavras a respeito desse assunto.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

23

E finalmente chegou o dia que eu mais espero o ano todo, meu aniversário. Um dia todo meu e só meu. Mas hoje é dia de fazer um balanço da minha vida, o que eu preciso melhorar, as coisas que eu conquistei e tudo o que fiz de bom e de ruim até hoje.De tudo o que eu conquistei na minha vida, o que eu mais me orgulho é a minha liberdade. liberdade pra ser o que eu sou, pra fazer as coisas do jeito que eu gosto, fazer o que eu quero sem ter que me preocupar com nada.

Isso conquistei graças à educação que minha mãe me deu e tudo o que ela me ensinou, a ser sempre responsável e livre. Também é mérito meu. Lutei muito pra chegar onde estou. Me orgulho das noites desperdiçadas estudando, dos finais de semanas inteiros dentro de sala de aula estudando, ir dormir tarde fazendo trabalho de faculdade, ficar até até tarde no trabalho, abrir mão do lazer para trabalhar... Foi com muito esforço que hoje eu consigo gozar a minha liberdade.Me orgulho também da autonomia que tenho sobre minha vida, Agradeço sempre a Deus por ser independente e por ter conquistado meu espaço, sem ter passado por cima de ninguém, com meus próprios esforços.

Abri mão de muita coisa, errei bastante, mas não me arrependo de nada do que fiz, os erros me ajudaram a aprender a não cometê-los novamente. No momento eu me vejo num momento crescente. Tenho metas pra esse novo momento que está começando. O que eu peço a Deus: paciência pra entender a opinião alheia, principalmente quando esta for ao meu respeito, sabedoria pra tomar boas decisões e humildade pra ajudar as pessoas que precisam.

Sempre que eu completo uma idade nova, penso nisso como um novo ciclo, no qual eu devo aprimorar minhas qualidades e trabalhar os meus defeitos. Aproveitei cada segundo dos meus 22 anos e agora, nesse exato 09h45 (estou escrevendo isso às 09h45m da manhã do dia 05 de janeiro), quando completo 23 anos, pretendo aproveitá-lo tanto quanto o ano passado, e fazer com que esse ciclo seja o início da minha estabilidade como adulto.PRA REGISTRAR: definitivamente eu sou uma pessoa feliz.

Titto Ferrera

Titto Ferrera
registros da minha vida!